Sobre a BGL – buchas e acessórios para Rolamentos

Sobre a BGL – buchas e acessórios para Rolamentos

A BGL é uma empresa com tradição de mais de 6 décadas no mercado de acessórios para rolamentos, sendo referência em Buchas para Rolamentos, que tem crescido e expandido mercados exatamente pela inquietude em buscar sempre o melhor tanto em processos, produtos e mercados. Uma empresa 100% brasileira, certificada ISO9001, fabricante de Buchas para Rolamentos, Porcas de fixação, Precisão e arruelas de trava, além de porcas hidráulicas, chaves de gancho, tubo de extensão e bomba hidráulica.

As buchas e porcas BGL são fabricadas a partir de uma tecnologia própria desenvolvida e aprimorada a longo dos anos de experiência e se provou como o mais adequado de todos porque proporciona superior e adequada relação entre Resistência a Tração, Limite de Escoamento  e Alongamento. A qualidade dos componentes da transmissão mecânica, sem dúvida, é o que fará com que se alcance os níveis máximos de produtividade do equipamento as quais forem montados.

 

Quais cuidados devem ser tomados para prolongar a vida dos sistemas de transmissão mecânica?

Inicialmente, sem dúvida, é se preocupar com a montagem dos componentes mecânicos. Para isso a BGL oferece instruções detalhadas em seus 16 vídeos técnicos https://www.bgl.com.br/treinamento.htm mostrando o passo-a-passo para que tudo ocorra perfeitamente na montagem. Depois, vem a necessidade de se utilizar as melhores práticas na manutenção.

 

Quais ferramentas facilitam o cálculo de redução de folga radial do rolamento?

A BGL disponibiliza gratuitamente um aplicativo (APP), pois, como todo mecânico sabe, a montagem da bucha de fixação ou desmontagem é um dos estágios críticos do ciclo de vida do conjunto que inclui a bucha, o rolamento autocompensador de rolos com furo cônico e o eixo.

Segundo os fabricantes, 16% de todas as falhas prematuras em rolamentos são resultado da má colocação ou utilização de técnicas de montagem incorretas. Deste modo, o cálculo de redução de folga e as ferramentas adequadas garantem uma maior vida útil para os componentes do conjunto.

Para realizar o cálculo de redução de folga, os profissionais da área de manutenção sempre recorreram às tabelas dos fabricantes de rolamentos, que levam em conta que cada rolamento tem uma folga entre o rolo e o anel externo. Porém, havia dificuldades de entendimento e falta de praticidade para a execução do cálculo. Percebendo esse problema, a BGL, fabricante de buchas para rolamentos, disponibilizou essa tabela também no formato virtual, possibilitando o cálculo no computador.

Desenvolvido pela equipe técnica da BGL e disponibilizada gratuitamente, a ferramenta vem ganhando muitos elogios, pois agiliza o trabalho dos mecânicos, já que todos hoje têm um celular à mão, e elimina o receio de erro que sempre rondava os cálculos realizados utilizando-se as tabelas.

Esse aplicativo permite descobrir as medidas necessárias rapidamente, pelo celular.

Funciona assim: o usuário seleciona o código do rolamento e o grupo de folga, digita a folga do rolamento encontrada na medição inicial e, caso necessite saber a forma correta de medir a folga inicial, é só clicar no “Como medir?” Automaticamente, aparecem as medidas das quais ele necessita.

 Com sses dados, e mais o passo a passo em vídeo ou PDF, o mecânico faz a montagem. Se tiver alguma dúvida, pode fazer uma consulta no próprio App.

E o App da BGL tem mais uma vantagem: pode ser utilizado off-line. Ou seja, fica disponível mesmo em áreas sem acesso à internet. O aplicativo pode ser baixado no Google Play ou no APP Store ou acessado no site www.bgl.com.br.