Qual é a diferença entre mancais de rolamento e de mancais de deslizamento?

Os mancais são componentes essenciais em diversos tipos de maquinários utilizados na indústria, tendo como função principal alojar os rolamentos que suportam as cargas e rotações do eixo. Existem dois tipos principais de Mancais: de rolamento e de deslizamento, cada um com suas particularidades.

Os Mancais de Rolamento, também conhecidos como alojamentos de rolamento, podem apresentar diferentes formatos, como pedestal, flangeado, quadrado, oval e uma infinidade de tamanhos. Eles alojam os rolamentos que suportam as cargas e rotações, podendo ser monobloco ou bipartido e com diferentes tipos de vedações para vedar contaminantes. Normalmente, são fabricados em ferro fundido do tipo cinzento, podendo ser encontrados em aço, inox, nodular, entre outros materiais. Esse tipo de mancal é bastante utilizado por ser prático, de fácil instalação e exigir pouca manutenção.

Já os Mancais de Deslizamento servem de apoio para os eixos que giram, funcionando no deslizamento entre um eixo e uma bucha. Como esse tipo de mancal sofre atrito devido ao peso e rotação, é fundamental que os materiais utilizados na sua fabricação sejam de alta qualidade e que haja um lubrificante adequado para reduzir o atrito entre as partes. Além disso, é importante fazer uma manutenção mais constante e cuidar da lubrificação. Os mancais de deslizamento são encontrados largamente em turbinas utilizadas na geração de vapor e energia nas usinas.

Independentemente do tipo de mancal escolhido, é importante que os materiais utilizados na sua fabricação sejam de qualidade e atendam às normas internacionais.

A Rolwilson Rolamentos trabalha com as melhores marcas de mancais do mercado, como FRM e ERM Engenharia de Rolamentos, empresas especializadas no ramo que oferece produtos de qualidade e com garantia de segurança e confiabilidade. Se você precisa de mancais para rolamentos ou de mancais de deslizamento entre em contato conosco e solicite a sua cotação hoje mesmo.