A história da Rolwilson Rolamentos

Uma trajetória de 35 anos de mercado

A jornada do Sr. Wilson Maciel começou aos 13 anos de idade, em 1967, com vendas de produtos industriais na empresa do Sr. Ditinho Rolamentos. Permaneceu lá por 25 anos até que mudou a direção da empresa e então decidiu sair para montar seu próprio negócio. A história da Rolwilson Rolamentos se iniciou em julho de 1987, juntamente com seu irmão Moisés (ex-vendedor) e seu amigo Vanderlei (ex-vendedor) e a Lúcia (ex-financeiro). Num cenário de incertezas, inseguranças e dificuldades o fundador empreendedor Wilson Roberto Maciel, tomou a decisão de abrir seu próprio negócio. Para isso angariou fundos que eram destinados a seus filhos, na época resgatando a poupança (o famoso cofrinho), raspou todas as economias de cada um deles para tal fim. Foi uma decisão difícil, mas com o apoio de sua esposa Elisabete, nasceu, uma empresa familiar. Primeiramente com o nome: “Wilson Roberto Maciel Representações”.

A empresa que situava num local muito pequeno, numa sobreloja situada a Rua Cel. José Pedro de Oliveira, 15 – Jardim Faculdade. Tinha poucos recursos, numa sala vazia com apenas 3 cadeiras, uma máquina datilográfica, algumas calculadoras, uma mesa pequena, um par de prateleiras com poucos rolamentos e uma linha telefônica, que na época era um produto raro e caro.

Em 1988 trouxe o Juarez (in memorium) e seu irmão Paulo Maciel e outros. Com ajuda de um parceiro distribuidor de São Paulo, Sr. Adão, “um anjo fiador”, que o ajudou a conseguir crédito para comprar na Irusa Rolamentos, assim aos poucos foi montando o estoque e com isso foi crescendo, comprando e vendendo, então conseguiu alugar também a parte de baixo, no mesmo endereço. Todo começo é difícil, não tinha dinheiro para começar. Hoje tem crédito no Brasil inteiro, mas no começo foi super difícil.

Alguns anos se passaram e a empresa percebeu a necessidade de ir para um local mais amplo, passou ao título de Rolwilson Rolamentos Ltda. Assim, comprou duas prateleiras que não deu nem pra encher, porque rolamento e um produto caro e aos poucos foi aumentando o estoque, aumentou as linhas telefônicas e o quadro de colaboradores. Nessa época chegou a era da informática: foi adquirido o primeiro computador da empresa! Mais alguns anos se passaram tempos difíceis, crises, concorrência, porém a empresa se manteve sólida e prospero atuando no mercado de rolamentos e produtos segmentados para manutenção de máquinas e equipamentos industriais.

Desde a gestão a Rolwilson conta um corpo de colaboradores que chamamos de “Família Rolwilson”. Nessa trajetória veio trazendo suas filhas Fabiana e Juliana, com 12 anos de idade, e por último com 18 anos veio a Tatiana. As “meninas” o ajudavam a fazer serviços de banco, limpeza, atendimento e tudo o mais que precisasse e estão na empresa até os dias atuais. Outros colaboradores como o Almeida e outros permanecem na empresa.Assim sendo sempre: a “Família Rolwilson”, uma empresa tradicional de Sorocaba que leva até você o que existe de melhor e mais avançado para os segmentos: automotivo, agrícola e industrial.

Em 1993 necessitando de um espaço maior para estoque, mudou-se para o endereço atual, na entrada de Sorocaba, próximo a Castelinho, situado à Rua Ribeirão Preto n. 86 – Jardim Leocádia.

Não havia possibilidade de distribuir a marca SKF, depois sondou a marca FAG, porém era para ser distribuição NACHI, uma marca não conhecida, mas de alta qualidade e garantia. Foi o primeiro distribuidor no Brasil a colocar pedido de rolamentos, uma parceria sólida que dura por mais de 20 anos e oferece todos os tipos de rolamentos que o mercado precisa.

A Nachi, uma indústria japonesa fabulosa, cujo carro chefe têm a fabricação de robôs (100% dos robôs da Toyota são da marca Nachi), ferramentas de corte e também rolamentos. Parceria que está dando certo até hoje, com um atendimento excepcional, com muita simplicidade. A parceria com as buchas BGL, distribuição de mancais, acoplamentos, correias e retentores foram complementando para atender os clientes. Sempre com foco em revender produtos de qualidade!

Na época de 1990 Sorocaba tinha um grande mercado têxtil, clientes como Barbero, Cianê, Metidieri, alguns clientes que apostaram e são fiéis até hoje. Quando completasse 60 anos de idade, Wilson Maciel decidiu se afastar da direção da empresa se tornando o conselheiro, assumindo, a gestão da empresa, seus Sócios (Genro Adriano e filha Juliana). Adriano começou a trabalhar na Rolwilson aos 17 como office boy.

Aos poucos foi integrando os netos Yago (filho da Fabiana e Bia (filha da Tatiana) e por último o Lucas (filho da Juliana e Adriano), que fazem parte da 3ª. Geração da Família Rolwilson.